.
“Stalker” é um filme de ficção científica lançado em 1979, dirigido pelo cineasta russo Andrei Tarkovsky.
O filme é uma adaptação do livro de ficção científica “Piquenique na Estrada” dos irmãos Arkady e Boris Strugatsky.
Já li o livro alguns anos atrás e agora, enquanto escrevo este texto, assisto ao filme com áudio russo, legendas em inglês e tradução das legendas do Youtube em português…
Ou seja, tem que gostar muito de ficção científica, que é meu caso.
Sou louco pra assistir a este filme faz um bom tempo. Este aqui e as duas versões de Solaris…
Mas, vamos um passo de cada vez.
Numa pesquisa rápida descobri algumas coisas sobre o filme.
O enredo do filme se passa em um mundo distópico e segue um guia conhecido como “Stalker”, que leva dois clientes, conhecidos apenas como “Escritor” e “Professor”, a uma misteriosa área chamada “A Zona”.
Acredita-se que dentro da Zona exista um quarto onde os desejos mais profundos das pessoas podem ser realizados.
Sobre o tema do filme… “Stalker” aborda temas filosóficos profundos, como a busca do significado da vida, a natureza dos desejos humanos e os limites da realidade. É um filme que desafia os espectadores a refletir sobre questões existenciais.
Tarkovsky é conhecido por seu estilo visual distintivo, e “Stalker” não é exceção. O filme é marcado por longos planos-sequência, imagens poéticas e uma atmosfera contemplativa.
Uma coisa que pode não agradar muito é a narrativa lenta… o filme tem uma pegada contemplativa e muitas vezes lenta, com diálogos filosóficos e visuais carregados de simbolismo.
É uma experiência cinematográfica que exige paciência e reflexão. Se você estiver preparado pra essa experiência, vou colocar o link do filme ali no final da página.
Este filme é considerado uma obra-prima do cinema de arte e tem sido amplamente estudado e discutido em círculos cinematográficos e acadêmicos, além de ter influenciado profundamente a ficção científica e inspirado outros filmes e obras que exploram conceitos semelhantes de realidade e desejo.
Uma coisa que sempre me incomodou foi esse nome stalker e vou tentar explicar que, não tem nada a ver com perseguidor…
O filme “Stalker” recebe esse nome porque o protagonista da história é um personagem conhecido como “Stalker”. No livro isso é um pouco diferente. qualquer pessoa que se arrisque a entrar na Zona (um lugar misterioso e perigoso onde os desejos mais profundos das pessoas podem se tornar realidade), é chamado de stalker.
O termo stalker não tem a mesma conotação que temos em inglês, onde se refere a alguém que segue ou persegue outra pessoa, geralmente com intenções cabulosas.
Em vez disso, no contexto do filme, stalker se refere a um guia que leva as pessoas à Zona, alguém que é capaz de navegar pelos seus perigos e armadilhas.
Ele é contratado para guiar aqueles que desejam entrar lá em busca de seus desejos, mas ele também desempenha um papel mais amplo como uma figura filosófica que representa a busca humana pelo significado, a exploração de desejos profundos e a natureza da realidade.
Se quiser ver este filme no Youtube, cola aqui!
Ps: as imagens são de minha autoria… tirei a imagem do stalker deste trailer colorido aqui!
Para mais scifi, cola aqui!