Resenha #004/2023 - Quarentano — Roque Valente
.
Resenha #004
Quarentano — Roque Valente.
Gênero: Vários gêneros
Formato: E-Book
Editora: Independente
Número de páginas: 109
A quarta leitura do ano foi o livro de estreia do escritor brasileiro Roque Valente, do perfil @rook_valente
O livro é uma coleção de contos, alguns curtos, outros maiores, mas todos eles envolventes, e sua leitura foi uma grata surpresa pra mim e já explico já, depois da sinopse:
“Dez histórias, escritas antes, durante e depois da quarentena durante a qual o autor quarentou. Este livro faz parte da coletânea com 4 volumes. Nem todas as histórias estão conectadas, mas todas falam de conexão. Com o outro, com o mundo e consigo mesmo.”
Foi uma surpresa por dois motivos. Este é o primeiro volume, ou seja, tem mais por ai…
O outro motivo, Roque tem uma escrita envolvente que consegue trazer uma experiência de imersão fora de série. Aconteceu comigo principalmente com os textos:
“Rocha e Cinzel”, que é uma aventura com fantasia. Eu não sou muito fã de fantasia, mas sempre que posso eu leio e este conto ficou muito bom.
“Eu pequei”, é a história da Fernanda e do padre Miguel, que é cheia de simbolismos e muito suspense, e se transformou no meu conto preferido.
Além de suspense e fantasia, o Roque escreve sobre outros gêneros, como no conto “Efeito Fefferman”, que é ficção científica.
Por falar em gênero literário, percebo que o autor não se apegou em um só deles… a intenção não é se enquadrar em algum deles, mas sim, causar uma conexão.
Livro de estreia altamente recomendado. E vale lembrar que as ilustrações são da Letícia Valente.
#ficçãocientífica #scifi #scifibook