Entrevista de Terça — Garotas Literatas
Entrevista de Terça.
.
Olá Pessoal, boa tarde…
.
Na entrevista de hoje, não temos uma convidada, mas duas. A Thiane e a Dani juntaram seus superpoderes e criaram o perfil @garotasliteratas lá no Instagram.
.
Nesta entrevista vamos ter a oportunidade de conhecer como esse projeto literário começou e de conhecer um pouco mais das nossas convidadas, suas leituras e afins.
.
Bora lá, conhecer um pouco das @garotasliteratas?
.
.
.
Dani e Thiane, sejam bem-vindas.
.
Obrigado por toparem participar desse projeto!!!
.
(Thiane) Olá, fico muito feliz e lisonjeada com essa entrevista.
(Dani) Hello people! Muito obrigada Henrique, pela oportunidade!
.
.
.
Contem para a gente o que é o perfil @garotasliteratas…. Qual o propósito dele? Como surgiu a ideia de montar este perfil?
.
Em princípio era 50 tons de leituras (nome este sugerido pela Dani), só que minha parceira era outra, nunca tive o intuito de ter um IG literário sozinha, queria dividir minhas emoções com uma amiga, só que essa amiga não teve mais tempo, quase desisti do IG, mas eis que a Dani veio me salvar.
.
Topou a parceria, e estamos até hoje intercalando nossas experiências literárias.
.
(Dani): O propósito do Garotas é contar aos amigos as nossas impressões acerca de leituras diversas e mostrar o nosso amor pela leitura. E também, o perfil acabou se tornando um meio de divulgação da literatura nacional independente, a qual temos muita paixão e orgulho.
.
Um tempo depois que conheci a Thiane, ela nos comentou num grupo que estava criando um Bookstagram com uma amiga e pediu sugestões de nomes.
.
Como ela curte a literatura hot, eu sugeri o nome “50 tons de leitura” o qual ela aceitou na hora. Mais tarde, ela me informou sobre a saída de sua parceira e conversando, decidi abraçar a ideia, mudamos o nome e estamos aí.
.
.
.
Vocês já se conheciam antes de montar o @garotasliteratas? Já falavam de literatura antes de se juntarem?
.
Sim, nos conhecemos em uma LC. Nossa ligação sempre foi toda sobre leituras, ao longo do ano fomos estreitando nossa amizade.
.
(Dani): Acho que a Thiane já respondeu. ;)
.
.
.
E como funciona a dinâmica das publicações? As duas postam? Tem alguma pauta ou é bem livre? Contem para gente…rsrs
.
Cada uma posta com um intervalo de um a dois dias, também fazemos posts duplos, mas é bem tranquilo, totalmente livre.
.
(Dani): Tentamos manter um cronograma e sequência de posts (autorias alternadas) mas o ig é ainda uma grande diversão para nós, sem cobranças.
.
.
.
Para esse tipo de parceria dar certo, as pessoas envolvidas têm que ter o mesmo gosto literário? Vocês, por exemplo, quais os gêneros literários que vocês mais gostam e leem?
.
(Thiane) Não necessariamente igual. Eu por exemplo sempre gostei de fantasia e romance. Depois que conheci a Dani me enveredei pelo gênero true crime e terror.
.
(Dani): Não necessariamente. Sempre fui mais adepta ao terror, suspense e true crime. Aí a Thiane se interessou pelo assunto e agora também consome esse tipo de conteúdo. ;)
.
.
.
Legal esse lance de se conhecer Leitura Coletiva. Vocês gostam de LCs? Participam de muitas?
.
(Thiane) Adoro leitura coletiva, dá um certo comprometimento em ler vários tipos de gêneros. Estou participando de alguns.
.
(Dani) Eu gosto muito! Conversar sobre o livro que se está lendo com outras pessoas e ter vários pontos de vista diferentes é muito legal. Agrega muito à leitura.
.
.
.
Tenho ajudado vocês com a LC do @andrelbraga do livro “Teocracia Brasilis” e é um desafio, e estou gostando… vocês já tinham organizado alguma leitura coletiva antes? O que estão achando dessa experiência?
.
(Thiane) Anteriormente a essa organizamos uma também do André, “Mulheres que temiam seus pais”.
.
(Dani): A Thiane já respondeu essa também. E é um grande prazer pra gente contar com o teu auxílio na organização desta LC, está sendo muito divertido! =D
.
.
.
Numa resposta anterior vocês falaram do Terror, Suspense e True Crime… destes três gêneros literários, vocês têm livros favoritos? Se vocês tivessem que escolher dois livros para cada um destes gêneros citados, quais seriam?
.
(Thiane) Tenho muito carinho pelo “Antologia Setenário Sombrio” (nossa primeira LC, e nela tivemos contato com os escritores, firmamos laços de amizade, a partir dessa LC foi criado nosso grupo de WhatsApp butikin literário, um grupo maravilhoso. E o meu preferido da vida é fantasia, “série Acotar”.
.
(Dani) Bem lembrado, Thiane! “Setenário Sombrio” foi o ponta pé inicial para nossa amizade além de ser um livro incrível! Outros livros de terror que me agradam bastante são os livros de contos “Pesadelos e Paisagens Noturnas (I e II)”, de Stephen King. Quanto a True Crime, acho que vou escolher “Serial Killers Made In Brazil”, da Ilana Casoy e “Mentes Criminosas e Crimes Assustadores”, do John Douglas e Mark Olshaker.
.
.
.
Conversando com vocês, a gente percebe que gostam muito de ler. Vocês sempre gostaram de ler? Quando começou este gosto pela leitura, vocês lembram?
(Thiane) Sempre gostei, iniciei com gibis, turma da Mônica, contos da cripta, romances de banca.
.
(Dani): Desde que aprendi em torno de 6 anos de idade. Meu pai trabalhava em uma fábrica de papel e jornais, revistas, livros e gibis eram a matéria prima. Ele trazia tudo o que achava interessante para casa, principalmente os gibis pra mim.
.
Ele também, apesar da baixa escolaridade, gostava muito de ler. Fui bastante incentivada e amparada nesse sentido.
.
.
.
E para ler tudo isso, vocês preferem livros físicos ou digitais? Os livros digitais são a tendência do futuro e vão desbancar os livros físicos? O que vocês acham?
.
(Thiane) Não tenho distinção, adoro tanto ler físico quanto e-book. Acredito que a tendência é crescer, mas o físico sempre terá um lugar em nossos corações.
.
(Dani): Eu confesso que depois de adquirir o Kindle, consigo e tenho mais interesse em ler do que antes. Houve uma época da minha vida (depois do mestrado) que não estava lendo nada. Ganhei um Kindle e tudo voltou a ser como antes. Hoje, para mim, livros físicos são “para colecionar”, mas não quer dizer que não os leio também.
.
Eu acreditava mais nessa questão de os livros digitais tomarem o lugar dos físicos, pois a proposta é de que seriam de valor inferior. Mas, infelizmente, nem sempre isso se mostra verdadeiro.
.
.
.
Em relação aos gêneros literários que vocês mais apreciam, como vocês sentem o cenário brasileiro? Nós temos obras e autores que representam True Crime, Terror e Suspense? Indicam alguns para a gente?
.
(Thiane) Meu Deus, e como. Estamos muito bem representados. Os que li e amei de paixão foram do Rafael Montes @raphael_montes, Mauro A Souza @autor_mauroasouza, Claudia Lemes @claudialemeslivros, Douglas Ribeiro @douglasribeiroautor, André L Braga @escritorandrelbraga, entre outros.
.
(Dani): A literatura nacional independente (ou não) é muito rica. Estamos muito bem representados sim por uma galera incrível.
.
No gênero do terror temos aí os incríveis Mateus Kurpag @kurpag_m e Mauro A. Souza (o qual apelidamos de Stephen Tupiniking). No true crime, creio que Ilana Casoy @ilanacasoy e Daniela Arbex @daniela.arbex são muito talentosas.
.
.
.
Uma pergunta que não tem a ver com suas leituras…rsrs. Vocês em algum momento já pensaram em escrever? Já se imaginaram escrevendo e publicando um livro?
.
(Thiane) Não. Tenho certeza que sou só leitora. :D
.
(Dani): Olha, quando eu era criança e adolescente, na época de escola, uma das minhas atividades favoritas era redação. Criar histórias e contá-las.
.
Simplesmente saía com facilidade. Hoje em dia, tenho boas ideias, as expresso aos meus amigos escritores, mas é só. Creio que a preguiça seja maior que qualquer outra coisa… hahahaha
.
.
.
Em relação a parceria e perfil de vocês, quais são os planos futuros? Algum projeto pintando por aí? Podemos esperar novidades?
.
(Thiane) Estamos sempre em construção, mudanças são sempre necessárias.
.
(Dani): Como a Thiane falou, sempre surgem ideias e implementamos sempre visando oferecer o melhor conteúdo.
.
.
.
Que chique!!! Uma pergunta difícil agora…. Como foi que o gênero de ficção científica invadiu a leitura de vocês? O que vocês acham de FC?
.
(Thiane) Sempre gostei de filmes, mas a leitura foi a pouco tempo que entramos no grupo Saifers, e está sendo uma grata surpresa.
.
(Dani): Sempre curti ficção científica devido aos filmes que acompanho desde criança como “Star Wars” e “De Volta Para o Futuro”.
.
.
Quanto à leitura, tive acredito eu, o primeiro contato quando li “Kindred, Laços de Sangue” da Octávia Butler e “Flores para Algernon”, de Daniel Keyes.
.
Acho esses dois livros incríveis e posteriormente, conheci o autor Fernando Rômbola e estamos aí, em um grupo de LC de Scifi (#SaifersBR) causando a disórdi como diria o próprio Fernando (@fernando.rombola).
.
.
.
Garotas Literatas, chegamos aos finalmentes…. Quero agradecer imensamente por toparem participar deste projeto, disponibilizando tempo para escrever tudo isso!!! Rsrs…
.
Obrigado pela paciência e pela generosidade das respostas. Agora, este espaço é de vocês. Podem mandar seus recados!!!
.
(Thiane) Fiquei muito feliz com o convite, agradeço imensamente por participar desse quadro de entrevistas que admiro tanto.
.
(Dani): Imagina Henrique, nós que agradecemos. É um prazer poder participar desse quadro muito legal de divulgação de autores maravilhoses, ficamos lisonjeadas.
.
Acho que meu recado é para a galera que ainda tem preconceito em relação à literatura nacional, principalmente a independente e dito isso, peço:
.
Apoiem a literatura nacional, temos autorxs incríveis, de grande talento. E os livros são bem mais em conta, principalmente os digitais.
.
Portanto, não se tem outra desculpa que não o preconceito. Grande abraço!
.
.
.
.
.
.
.
1 — Disponível em: <https://www.instagram.com/henriquepsanches> Publicado no Instagram em 18 ago 2021.