Entrevista de Terça — Evelyn Blog Entre Aspas

Henrique Sanches
7 min readNov 23, 2021

--

Evelyn — Blog Entre Aspas

.

Entrevista de Terça.

.

Olá Pessoal, boa tarde…

.

A Evelyn do perfil @blog_entreaspas é a nossa entrevistada de hoje.

.

Resenhas, dicas de livros, quotes, reels… a Evelyn mantem um perfil muito dinâmico no Insta e um Blog muito bacana.

.

Nesta entrevista ela conta sobre suas leituras, fala sobre ficção científica e muito mais…

.

Bora lá, conhecer um pouco da @blog_entreaspas?

.

.

.

Bem-vinda, Evelyn!!!

.

Obrigado por topar participar desse projeto!!!

.

.

Olá Henrique, oi pessoal!! Nossa, que honra fazer parte desse projeto, agradeço muito o convite!.

.

.

P1 — Evelyn, conta um pouco sobre seu perfil… faz tempo que você tem ele aqui no Insta? Qual é o propósito dele?

.

R1 — Eu tenho esse perfil há bastante tempo, desde 2015. Mas não me dedicava tanto a ele, era mais um passatempo e quando dava um tempinho eu postava alguma coisa, às vezes ficava meses sem postar.

.

Tudo começou a ficar sério mesmo em 2020, com a pandemia e o tempo que tivemos em casa. Voltei a ler mais e postar com mais frequência, conheci pessoas maravilhosas desse universo e comecei a me dedicar, desde então tenho um saldo maravilhoso positivo de coisas boas que foram acontecendo:

.

amizades, parcerias, leituras coletivas maravilhosas, grupos de leitura e conheci muitos autores nacionais contemporâneos que me trouxe muita esperança e me ajudou muito nesse período.

.

.

P2 — Além deste perfil no Insta, você tem um Blog? Conta mais sobre ele também…

.

R2 — Sim, tenho um blog há bem mais tempo que o insta. O blog nasceu em 2007. Eu adoro citações de livros e costumava escrever as minhas favoritas num caderno, foi quando decidi colocar tudo no blog, o nome “Entre Aspas” vem daí.

.

Meu blog é mais um repositório dos recortes que faço das minhas leituras, minhas citações favoritas eu guardo lá e fica mais fácil de encontrar quando preciso.

.

Acabei começando a postar minhas resenhas também e faço algumas parcerias, tá sendo muito legal tudo isso!

.

.

P3 — Como a gente faz para encontrar seu Blog? E outra coisa, além do Insta e deste Blog, você mantém mais alguma outra forma de compartilhar seus conteúdos? (twitter, youtube, etc… )

.

R3 — O Link para o meu blog está na bio do meu instagram, mas também é um endereço super fácil de encontrar: blogentreaspas.com.

.

Eu até tenho twitter, tumblr e pinterest, mas confesso que uso pouquíssimo!

.

Youtube eu já tentei duas vezes, mas confesso que tenho preguiça da edição de vídeos e desisto sempre rsrsrs

.

.

P4 — Li em algum dos seus posts que você é bibliotecária, é isso mesmo? Podemos dizer que você gosta tanto de livros, que resolveu trabalhar com eles? rs.

.

R4 — Sim, sou bibliotecária com muito orgulho, amo demais a minha profissão. Sim, foi exatamente isso, amo tanto os livros que queria trabalhar rodeada deles, e não consigo me enxergar fazendo nada mais na vida!

.

.

P5 — Trabalhar em uma biblioteca é uma forma de incentivar a leitura? Tem gente que te procura pedindo sugestões de leitura?

.

R5 — Sim!! E adoro, indicar livros é meu super poder rsrs

.

E o bacana de você trabalhar em uma biblioteca é que você acaba conhecendo seu público e consegue indicar os livros certos para o momento de cada um e é uma delícia quando realmente dá certo!

.

.

P6 — Adorei seu super poder!!! Rsrsrsrsrs! E já que a gente veio falar de livros, conta quais são os gêneros literários que você mais gosta?

.

R6 — Apesar de não ler tanto quanto eu gostaria desses gêneros, os meus favoritos são ficção científica e distopia.

.

Esse é o tipo de leitura pra onde eu corro quando estou de ressaca literária, quando não estou muito legal porque eu sei que nunca me decepciono, sempre aprendo muito e acho mesmo que são dois gêneros extremamente importantes e que trazem sempre uma crítica social essencial.

.

O povo deve me achar doida que vou ler isso quando não estou legal, mas tem muita coisa super divertida na ficção científica também e é uma leitura muito instigante pra mim.

.

Mas eu sou bastante eclética, eu curto muita coisa!!

.

.

P7 — Eu comecei a interagir com você por causa da ficção científica!!! Você tem livros nesses gêneros que marcaram sua leitura e que você pode indicar para a gente?

.

R7 — Sim, com toda certeza! Meu amor pela ficção científica começou cedo aos 6 anos quando assisti “Stars Wars” e “Star Trek” com a minha mãe.

.

Nos livros, eu realmente me encantei pelo gênero ao ler “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, indicação de um amigo, e me apaixonei pelo robô maníaco depressivo Marvin rsrs.

.

Foi paixão à primeira lida! Depois disso “O Jogo do Exterminador” me destruiu de uma forma que não consigo esquecer essa história e indico pra todo mundo!! Esse livro é sensacional.

.

Indico ainda outros que me marcaram/emocionaram: “Trilogia Fundação” (AMO), “Duna” (sensacional), O Fim da Infância (que livro maravilhoso), “Star Wars Trilogia Original da @darksdidebooks, Frankenstein e O Médico e o Monstro óbvio e mais recentemente li dois da Octavia E. Butler que recomendo muito: Kindred e Filhos de Sangue.

.

Mas também gostaria de citar alguns contemporâneos que eu li e gostei muito e acho que todos deveriam conhecer: “Sara” e “Ester” do @ferando.rombola, “Números Perfeitos” do @leonardo_born e “Os Selecionados” da @silvianietsche.

.

.

P8 — Você falou do Fernando, da Silvia, do Leonardo… eu ia mesmo fazer uma pergunta sobre ficção científica brasileira. Você acha que esse cenário está mudando? Estamos escrevendo mais e melhores livros sci fi? Você conhece o pessoal do Selo #saifers?

.

R8 — Confesso que tomei mais ciência da ficção científica brasileira esse ano ao ter contato com esses autores e começar a buscar mais sobre e me surpreendi muito com a qualidade narrativa e as histórias que não deixam a desejar aos internacionais.

.

Tem muito potencial nessa área, temos muita coisa boa e acho super importante ter um espaço pra divulgar isso!!

.

Conheço sim o pessoal do Selo #saifers e achei uma iniciativa super bacana e sempre que posso apoio!!

.

Todo esse pessoal conheci num desafio no mês geek criado pela linda Thay do @apilhadathay e foi uma das melhores coisas que esse mundo literário do instagram me trouxe!!

.

.

P9 — Agora em Dezembro, tem mais desse desafio!!! Evelyn, ali em cima você falou dos seus gêneros favoritos, e livros favoritos, você tem?

.

R9 — Bom, eu tenho um livro favorito da vida todinha que é “O Morro dos Ventos Uivantes”!!

.

Esse livro foi o primeiro que realmente abriu caminho pro meu coração aos 19 anos e não sai do pódio, é um livro sensacional, escrito por uma jovem de 25 anos muito à frente do seu tempo!!

.

Afora esse, tenho vários outros favoritos da vida, alguns que já citei na pergunta acima e outros de outros gêneros: “A Menina que Roubava Livros”, “O Fantasma da Ópera”, “Não Verás País Nenhum”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e muitos outros…

.

.

P10 — Muita coisa bacana tem na sua lista, Evelyn. Este “Não Verás País Nenhum” é um de ficção científica nacional, não é?

.

R10 — Uma distopia nacional que não deixa a desejar a nenhum 1984, Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451!!

.

Loyola foi genial escrevendo esse livro e eu super indico a todo mundo! Todos deveriam ler.

.

É muito atual e nos faz refletir muito sobre o futuro do nosso país.

.

.

P11 — Evelyn, conta um pouco sobre sua participação no Jornal Liberal? Você escreve uma coluna neste jornal? Faz matérias? Conta para a gente.

.

R11 — Escrevo uma coluna de dicas de leituras, ou seja, publico minhas resenhas com algumas citações dos livros e também entrevistas com autores nacionais!!

.

Gosto muito desse trabalho pois tenho a oportunidade de divulgar literatura e consequentemente novos autores contemporâneos.

.

Temos muita coisa boa nacional e nova, e temos que dar espaço pra esses novos talentos.

.

.

P12 — Pelo jeito você gosta de escrever também. Já pensou em escrever histórias? E transformar essas histórias em livros?

.

R12 — A bem da verdade é que é um sonho antigo. Sempre quis ser escritora, mas não acho que tenho talento para tal.

.

Gosto muito de escrever sobre vários temas, mas quando o assunto é livros, contos, eu fico totalmente travada.

.

Afora isso, minha carreira sempre tomou um tempo bastante extenso no meu dia a dia e acabei deixando esse lado mais criativo pra lá.

.

Rebusquei bastante isso no meu IG e tenho me sentido muito bem escrevendo ali mesmo que apenas textos casuais e resenhas.

.

Penso talvez num futuro mais tranquilo, me dedicar talvez a esse sonho tão antigo.

.

.

P13 — Que bacana, Evelyn. Acho que você devia tentar escrever!!! E projetos futuros, Evelyn… seu perfil e seu Blog, alguma novidade pintando por aí?

.

R13 — Sempre tenho algumas ideias para o IG de conteúdo, mas confesso que a vida adulta tem me engolindo e tenho conseguido inovar bem pouco ou pensar em projetos diferentes.

.

No momento só quero conseguir ler tudo que desejo até o final do ano e finalizar com bons conteúdos tanto BLOG como IG.

.

Mas ano novo sempre dá uma animada na gente né? Quem sabe surjam novos projetos pra 2022!!

.

.

P14 — Minha amiga, chegamos aos finalmentes. Nem sei como te agradecer pela generosidade e disponibilidade em participar desse projeto.

.

Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre suas leituras e projetos. Espero que tenha gostado também. Agora este espaço é seu, fique a vontade a palavra é sua!

.

R14 — Ahh eu que agradeço de coração ter me convidado, eu AMEI participar, me senti muito honrada!!

.

Que a gente possa fazer mais projetos juntos aí no futuro sobre sci-fi!!

.

Um beijão a você e a todos que nos lêem ❤

.

.

--

--

Henrique Sanches
Henrique Sanches

Written by Henrique Sanches

Divulgação, resenhas, entrevistas - Literatura! Astronomia! Café!

No responses yet