Entrevista de Terça — Cyb3r!

Henrique Sanches
5 min readApr 26, 2022

--

Talita Oliveira — Cyb3r!

Entrevista de Terça.
.
Olá Pessoal, boa tarde…
.
Nossa entrevistada de hoje é a Talita, do perfil literário @cyb3rtheory.
.
Além de literatura, principalmente sci-fi, podemos ver neste perfil um pouco Física, Astronomia, Ciências e muito mais!!!
.
Bora lá, conhecer um pouco a @cyb3rtheory!
.
.
Bem-vinda, Cyb3r!
.
Obrigado por participar desse projeto de entrevistas!!!
.
.
Saudações pessoal! Eu sou a Talita Oliveira, tenho 20 anos e sou cristã. Sou acadêmica de Física e Astronôma amadora, escritora, resenhista e divulgadora de SCIFI. Eu quem agradeço pelo convite, querido!
.
.
P1 — Conta pra gente sobre seu perfil. Por que @cyb3rtheory? Qual a proposta dele?
.
R1 — Cyb3r sempre foi o meu nickname nos jogos online, e há dois anos eu criei o Cyb3r Nerd no Instagram, meu primeiro IG literário, infelizmente, encerrei a conta um ano e meio depois.
.
Porém agora em 2022 eu decidi colocar em ação todos os meus projetos e sonhos.
.
E a Física está no meio deles, então uni o Theory das teorias físicas e criei o Cyb3r Theory… Uma “teoria” de tudo que amo.
.
.
P2 — Você sempre curtiu ciências? Astronomia e Física fazem parte do seu dia-a-dia?
.
R2 — Astronomia sempre morou no meu coração. Desde novinha quando comecei a conhecer o scifi (antes mesmo de saber que o gênero se chamava assim), eu ficava toda boba nas cenas que se passavam no espaço.
.
Então comecei a observar o céu. E ver a grandeza de Deus, o Eterno, é maravilhoso, estudar o espaço e magnitude do universo me fazem admirá-lo cada vez mais.
.
A mesma coisa não aconteceu com a física, eu não era a melhor aluna de Exatas no colégio, pode parecer clichê, mas tudo começou quando eu estava no meio do ensino fundamental quando comecei a ser chamada de nerd pelos colegas de sala por ser a melhor em matemática, o medo de voltar a sofrer bullying foi maior e parei de me dedicar às exatas.
.
Isso influenciou toda minha vida escolar. Mas ainda bem que me encontrei nessa área novamente.
.
.
P3 — Ainda bem, Cyb3r!!! E onde a literatura se encaixa nisso tudo? Rsrsrsr
.
R3 — Na própria ciência. Muitas coisas feitas pela ciência foram previstas nos livros. Eu poderia passar horas listando todas essas criações.
.
E eu também não poderia criar um perfil sem falar dos livros que tanto amo, hahahah!
.
.
P4 — Muito bacana Cyb3r!!! Dentro da literatura de divulgação científica, quem você curte ler?
.
R4 — Meu favorito é o Neil deGrasse Tyson! Ele ganha em disparado!
.
A forma como ele escreve seus livros de forma que todos podem compreender é sensacional!
.
E esse deve ser o objetivo do divulgador científico, alcançar leigos e trazê-los para mais perto da ciência.
.
.
P5 — E do sci-fi, quem você já leu e gostou?
.
R5 — Nossa! Pode fazer uma lista de quilômetros de comprimento?
.
Do nacional eu sou completamente apaixonada pelos meus parceiros, o Fernando Rômbola, o Thiago Moretti e o Maikel Rosa.
.
E do Internacional eu sou total fangirl do Asimov, Ted Chiang e Ernest Cline.
.
São escritores maravilhosos, todos eles, sempre me dá um quentinho no coração quando lembro dos livros que já li desses homens incríveis.
.
.
P6 — Se você tivesse que escolher ou citar seus livros favoritos, entre os de ciências e de sci-fi, quais seriam? (os exemplos que você citar, vão ser as imagens do post :)
.
R6 — Moço, que crime perguntar isso pra uma fã de scifi!
.
Mas tenho um carinho especial por “Jogador N°1”, “Eu , Robô”, “Blade Runner” e o “Astrofísica para Apressados”!
.
.
P7 — Rsrsrsrsrs, é crime mesmo… isso não é pergunta que se faça!!! Ainda sobre sci-fi, o que você conhece e já leu dos autores/autoras nacionais?
.
R7 — Eu já li todos do Fernando Rômbola, e meu DEUS!
.
O cara é um mestre do scifi nacional, a admiração pelo trabalho dele só cresce cada dia mais.
.
Já li também o “Leon Esteve Aqui”, do Maikel Rosa e o “2102: A Falha de Turing”, do Thiago M.
.
.
P8 — Foi assim que você encontrou os Saifers? Conta pra gente…
.
R8 — Isso! Através do Fernando Rômbola.
.
Eu já tinha parceria com ele no meu primeiro IG, então voltamos com tudo nesse novo, e junto com ele veio o Saifers, essa comunidade maravilhosa!
.
.
P9 — Essa comunidade é maravilhosa mesmo… a oportunidade de conhecer e conversar com pessoas apaixonadas por sci-fi, como você, é demais.
.
Mudando um pouco da leitura para a escrita, você costuma escrever, Cyb3r? O que você já escreveu? Publicou algum texto?
.
R9 — Como uma boa fangirl, eu comecei escrevendo fanfic, e de Star Wars!
.
Depois disso comecei a criar meus próprios personagens. Em 2020 eu comecei a escrever Netrunner um conto romântico SCIFI, e ele sempre pegava boas colocações no ranking do Wattpad. Mas parei de escrever em 2021.
.
Voltei esse ano com uma nova história que dessa vez vou até o fim e pretendo publicar até o final do ano, e spoiler: também é um SCIFI cyberpunk!
.
Estou ansiosa para apresentar os “glhidinianos” para vocês!
.
.
P10 — Glhidinianos??? Conta mais Cyb3r… você está escrevendo um texto curto? Longo? Vai ser um conto, uma noveleta, um romance?
.
R10 — Não posso contar muita coisa agora, mas eles são humanos ultra-aprimorados cirberneticamente, vindos de uma colônia no planeta chamado Glhidin. Eu ainda não quis me limitar a uma quantidade “x” de páginas, mas está entre conto e noveleta.
.
.
P11 — Se você curte escrever e escreve sci-fi, escrever aquele microconto para o desafio dos Cavaleiros, foi moleza? Conta pra gente como foi a experiência…
.
R11 — A imagem escolhida foi muito inspiradora. O formato das naves maiores me lembraram demais os Destroiers do Império de Star Wars, então eu me inspirei nisso tudo.
.
E nada fica tão difícil quando fazemos algo que amamos, foi um prazer escrever o microconto para os Cavaleiros do SCIFI.
.
.
P12 — Além de planos para escrever, você tem mais novidades? Planos para o perfil? Tipo, Lives e reels…
.
R12 — Eu quero muito organizar umas lives no estilo de minicurso de astronomia básica, até fazer uma prova para o pessoal e liberar certificados.
.
Pretendo fazer uma outra série de posts, a continuação do Endereço Cósmico. E postar mais sobre minha escrita no feed. Muitos planos, hahaha
.
.
P13 — Cyb3r! Infelizmente, chegamos ao fim. É uma honra ter você por aqui, obrigado por topar essa entrevista. Adoramos conhecer um pouco mais sobre você e seus projetos e suas leituras. Este espaço é seu, fique a vontade e pode mandar seus recados.
.
R13 — Haaaa! Já acabou? Estou imensamente honrada pelo convite e espero que muitas pessoas, através dessa entrevista, venham a conhecer meu trabalho.
.
Meu recado vai para os jovens que sonham com espaço: Não desistam! Continuem olhando para cima e sendo curiosos! Trabalhar com a ciência é maravilhoso.
.
Mesmo que hoje você esteja com dificuldades em exatas na escola, não desista, foque nos seus objetivos. Seus sonhos merecem seu esforço e contem comigo para ajudá-los.
.
Obrigada mais um vez, e que a Força (de Jesus) esteja com vocês…
.
Vida Longa e Próspera. Câmbio, desligo ;)

--

--

Henrique Sanches
Henrique Sanches

Written by Henrique Sanches

Divulgação, resenhas, entrevistas - Literatura! Astronomia! Café!

No responses yet