Café versus Melange — DUNA!
Bora falar de Duna?
Estava tomando meu café na conveniência perto de casa hoje de manhã e me pintou uma dúvida que ficou martelando na cabeça durante o dia: será que a Especiaria (ou Melange) foi inspirada no café???
Sim, eu acho que sim, porque há algumas comparações interessantes que podemos fazer entre o melange de Frank Herbert na série “Duna” e o café.
Podemos quem? Quem leu ou assistiu os filmes e que gosta de café!
Bora lá!
Sabemos que ambos são elementos fundamentais em seus respectivos universos e têm impactos significativos na sociedade e na cultura, não é?
Podemos começar com a palavra Melange, que em francês quer dizer mistura.
Quando falamos de café, o melange ou blend, é um café que combina diferentes variedades de grãos para criar um sabor único, como por exemplo a Melange Italiana tradicional, que mistura grãos de café arábica e robusta, resultando em uma bebida com um sabor intenso e um aroma marcante.
Além da versão italiana, existe Melange Viennese e Melange Française, que encontrei numa busca rápida pelo tiogoogle.
Tanto o melange quanto o café podem criar uma dependência nas pessoas que os consomem regularmente. No universo de “Duna”, a especiaria é viciante e tem propriedades que podem prolongar a vida e conceder habilidades especiais, como conseguir viajar pelo espaço em altas velocidades e distâncias homéricas… Da mesma forma, em nosso universo, muitas pessoas ao redor do mundo dependem do café para começar a “viajar” pelo dia, entre elas, eu.
Outra semelhança é o impacto econômico… melange e café têm um impacto significativo na economia de seus respectivos mundos. O comércio de melange é crucial para as casas nobres em “Duna”, enquanto o comércio de café tem sido historicamente uma força motriz na economia global.
Mais algumas comparações…
Cultura e Ritual:
Tanto o melange quanto o café têm rituais e cerimônias associados a seu consumo. No universo de “Duna”, o consumo de melange é ritualizado, e seu comércio é central para a economia. O café também tem rituais associados a seu preparo e consumo em diversas culturas.
Status Social:
Em “Duna”, o consumo de melange está ligado ao status social, com as casas nobres tendo acesso privilegiado à especiaria. De maneira semelhante, ao longo da história, o café foi associado a diferentes classes sociais e muitas vezes era consumido como um sinal de status.
Estímulo Mental:
Tanto o melange quanto o café têm propriedades estimulantes. O melange é conhecido por aumentar a consciência e fornecer habilidades psíquicas, enquanto o café é apreciado por seu efeito estimulante devido à cafeína.
Aspecto Cultural:
Ambos se tornaram elementos culturais importantes. O café, por exemplo, está profundamente enraizado em nossa cultura. O melange, por outro lado, é central para a mitologia e a cultura do universo de “Duna”.
Será que, fuçando, achamos mais comparações?
Fim da transmissão e bom café!!!